TAGMAR 3D&T

- O que é Tagmar?

Nascido em 1991 com o honroso título de “1º RPG Brasileiro”, Tagmar, publicado então pela GSA, traz uma série de novidades (para os RPGs da época) sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um único livro: regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na época os RPGs eram importados e necessitava-se ter vários livros para jogá-los. Devido a essas características, que incluíam novas ideias como, por exemplo, o inédito conceito da Energia Heroica, em pouco tempo, o Tagmar se tornou um sucesso, reunindo um grande número de fãs.
Para saber mais sobre Tagmar e o Projeto Tagmar II mantido por fãs, visite: http://www.tagmar.com.br/

- Tagmar 3D&T ALPHA

Você vai precisar para jogar esta adaptação o Manual 3D&T Alpha e o Livro de Introdução a Ambientação (http://www.tagmar.com.br/DownLoads/)

Pontual Inicial Sugerida: Personagens jogadores de Tagmar são comumente construídos com 5 pontos (Novatos) e 7 pontos (Lutador);

Vantagens Restritas:

Aceleração, Ataque Especial e suas expansões, Ataque Múltiplo, Deflexão, Genialidade, Invisibilidade, Magia e todas as vantagens relacionadas (Alquimista, Elementarista, Energia Vital, Magia Irresistível), Memória Expandida, Paralisia, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo, Xamã, e todas as perícias.

Vantagens Proibidas:

Arcano, Área de Batalha, Forma Alternativa, Imortal, Membros Elásticos, Membros Extras, Poder Oculto, Possessão, Reflexão, Regeneração, Separação, Teleporte, Toque de Energia, Voo.

- Escolhendo Raça

Em Tagmar os jogadores podem escolher entre as seguintes Vantagens Únicas:
• Humanos;
• Halflings (chamados de Pequeninos);
• Anões;
• Elfos (Divididos entre Dourados e Florestais, mas sem diferenciação nas regras);
• Meio-Elfos.

- Escolhendo a Profissão

A escolha da profissão reflete a essência de seu personagem. Um Mago essencialmente se comportará, se vestirá, etc., como um Mago, e a profissão do personagem afeta inclusive a forma como os NPCs (Personagens Não Jogadores) e os PCs (Personagens Jogadores) reagem e interagem com o personagem. Em resumo a sua profissão define de que “mundo” o personagem faz parte.  
Em regras, uma profissão será um conjunto de elementos nos quais um personagem poderá exceder os demais, ignorando algumas restrições sugeridas no tópico anterior. Os elementos que compõem cada profissão são:

Vantagens permitidas. Algumas vantagens da lista de vantagens restritas que a classe poderá comprar normalmente.

Perícias permitidas. Perícias que a classe pode adquirir. Ela também pode adquirir normalmente especializações de qualquer uma delas.

Guerreiros;
Vantagens permitidas: Ataque Especial (e todas as suas expansões), Deflexão, Paladino, Pontos de Vida Extras.
Perícias permitidas: Esportes, Sobrevivência.

Ladinos;
Vantagens permitidas: Aceleração, Ataque Múltiplo, Genialidade, Invisibilidade, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo.
Perícias permitidas: Crime, Esportes, Manipulação.

• Sacerdotes;
Vantagens permitidas: Alquimista, Clericato, Energia Vital, Magia Branca, Magia Irresistível, Paralisia, Pontos de Magia Extras, Xamã.
Perícias permitidas: Animais, Medicina.

• Magos;
Vantagens permitidas: Alquimista, Elementarista, Energia Vital, Magia Elemental ou Negra, Magia Irresistível, Memória Expandida, Pontos de Magia Extras.
Perícias permitidas: Ciências, Idiomas.

Rastreador;
Vantagens permitidas: Energia Vital, Forma, Pontos de Vida Extras, Tiro Múltiplo.
Perícias permitidas: Animais, Sobrevivência.

• Bardos.
Vantagens permitidas: Genialidade, Invisibilidade, Paralisia.
Perícias permitidas: Artes, Manipulação.

- Deuses

O jogador deverá escolher (na tabela abaixo) agora o deus patrono de seu personagem, consultando a lista a seguir. Não é obrigatória a escolha de um deus, mas não é uma boa opção, pois normalmente ateus são chamados e considerados demonistas...

Sevides: Agricultura, fertilidade
Quiris: Plantio.
Liris: Colheita.
Ganis:  Água, mar.
Blator: Guerra, conflito.
Crisagom:  Honra, estratégia, bravura.
Crezir: Fúria, matança, prazer da luta.
Maira Mon:  Natureza em aspecto mineral.
Maira Vet: Natureza em aspecto vegetal.
Maira Nil:  Natureza em aspecto animal.
Selimon: Paz, amor.
Lena:  Prazer erótico e prazer no trabalho.
Plandis: Paixão cega, loucura.
Cambu:  Diplomacia, comércio, inter-relações.
Cruine: Morte, protetor das almas, reencarnação.
Palier:  Conhecimento, Magia.
Parom: Artífices.

- Sistema Monetário de Tagmar
Em Tagmar, todo o dinheiro circulante é em moedas, que são de 3 tipos: moedas de cobre, prata e ouro. A principal moeda em circulação é a de prata, seguida pela de cobre e, por último, a de ouro.
Para efeito de conversão: uma moeda de ouro = 10 moedas de prata = 100 moedas de cobre. Como uma forma de abreviação, será usada as siglas M.O, M.P, e M.C. para moedas de ouro, de prata e de cobre.

- O Comercio em Tagmar
O comércio em Tagmar é feito basicamente de duas formas: Em centros comerciais (cidades) e através de mercadores ambulantes. O comércio nas cidades é normalmente mais variado e com preço mais equilibrado, devido à concorrência. Só nos grandes centros (grandes cidades e portos) é que se encontram itens raros e caros.
Os mercadores ambulantes são a única forma de comércio nos locais distantes dos grandes centros, pois nas pequenas cidades e vilarejos pouco comércio há. O jogador deverá lembrar-se que uma boa barganha pode ser obtida, caso o tenha a Pericia Barganha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário