Resenha : O Apelo da Lua

O que é?
Livro de fantasia urbana escrito pela autora Patrícia Briggs publicado em Portugal pela editora Saída de Emergência e sem editora no Brasil até o momento.

Sinópse
Mercy Thompson é uma talentosa mecânica de automóveis que vive na zona de Washington. Mas ela é muito mais do que isso: também é uma metamorfa com o poder de se transformar num coiote. Como se não chegasse, o seu vizinho é um lobisomem, o seu antigo patrão um gremlin, e neste momento está a reparar a carrinha de um vampiro. Este é o mundo de Mercy Thompson, um que parece igualzinho ao nosso, mas cujas sombras estão repletas de estranhas e perigosas criaturas da noite. E se até agora Mercy sempre viveu bem nesse mundo, aproxima-se o dia em que a sua preocupação vai ser apenas sobreviver...

Comento...

Peguei esse livro para ler com certo receio; parecia mais um daqueles romances envolvendo seres sobrenaturais tão em voga depois do sucesso da saga crepúsculo. Entendam, eu não tenho nada contra, só não é o tipo de leitura que costumo ler para passar o tempo e para mim literatura é isso: passatempo e puro entretenimento.

Mas a capa me incitava a lê-lo afinal ela me apresentava uma heroína forte de determinada. Sempre fui muito mais a Bela e Fiona do que Branca de Neve e Bela adormecida. Então, incitado pela heroína da capa comecei a ler O Apelo da Lua e não me arrependi.

Patricia Briggs nos apresenta Mercy Tompson, uma mulher de temperamento forte, independente e que não tem medo de dar a sua opinião apesar da sociedade patriarcal em que foi criada. Mercy é mecânica de autos, mas a autora não deixa que pensemos que ela seja uma heroína masculinizada e sim uma mulher sensível que se compadece e se envolve nos problemas alheios.

E a autora usa essa característica para arrastar Mercy para uma história cheia de reviravoltas, assassinato, sequestro, traição, chantagem, revelações surpreendentes e final inesperado.

Narrada pela própria Mercy a história avança continuamente de forma sólida com reviravoltas no momento certo, quando a história ameaça ficar maçante, e com informações complementares sendo apresentadas somente quando necessárias e uteis para entendermos certas situações e atitudes.

Patricia Briggs nos apresenta um universo coeso onde cada grupo é bem construído e tem sua função. Seus personagens secundários não são apenas figurantes para a heroína, mas bem construídos com personalidades próprias e objetivos próprios. Ficamos com a impressão que cada um poderia ser protagonista em seu próprio livro.

Concluindo, Patricia Briggs nos brinda com uma leitura agradável e uma heroína por quem vale a pena torcer e acompanhar os passos. Entretenimento e lazer de primeira qualidade que espero que chegue ao Brasil em breve.


Ficha Técnica
O Apelo da Lua
Autor: Patricia Briggs
Editora: Saída de Emergencia / Portugal
Formato:16x23 cm
Encadernação: Brochura / capa mole
Quantidade de Páginas:288

Clique AQUI para adquirir o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário