Resenha: Amanhã - Quando a Guerra Começou

O Que é?
Primeiro Livro de uma séptologia escrita pelo autor australiano John Marsden e publicado no Brasil pela Editora Fundamento.

Sinopse:
O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.

AMANHÃ é história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver.

Comento...

A primeira coisa que notamos é que todos os personagens/heróis em si; são construídos sobre arquétipos – clichês, diriam alguns – então temos a menina comum (a personagem principal), a riquinha/melhor amiga, a garota boa nos esportes/extremamente competitiva, o palhaço da turma/irresponsável, o protótipo de delinquente, o nerd/cdf/personagem pertencente a minorias. Junte a isso o fato do escritor não ter dado quase nenhuma ou nenhuma descrição física sobre os personagens e temos o ingrediente perfeito para o leitor identificar em seu próprio meio os possíveis protagonistas para a história narrada.

Essa falta de descrição, de características, também se estende ao cenário e aos vilões; em nenhum momento se fala em qual país vivem o heróis e qual é pais agressor; nem mesmo as características físicas dos ultimas são descritas, sempre são apenas soldados. Essa falta de caracterização, longe de empobrecer a obra de John Marsden, influenciou diretamente o êxito da obra; afinal o país invadido pode muito bem ser o país do leitor.

O foco narrativo escolhido por John Marsden para sua obra foi o do narrador-personagem; e essa pessoa é a Ellie que nos narra os acontecimentos a partir de seu ponto de vista. Ela não sabe o que pensam os outros personagens e apenas narra os acontecimentos como percebe ou lembra.

Temos uma narrativa enxuta sem grandes viagens pelos sentimentos e pensamento internos de Ellie; ela quase não emite julgamentos ou opinião sobre o que narra. Limita-se a trazer uma ou outra curiosidade sobre os habitantes locais e sobre as mudanças de comportamento que observa em seus companheiros; como o fato do cara irresponsável, pelo qual ninguém dava nada, assumir a função de líder natural e estrategista do grupo. Outro ponto positivo para o autor.

Enfim, John Marsden conduz sua história de forma continua não permitindo que seus leitores, e suas personagens, parem para tomar folego. Sempre há uma exploração, uma descoberta; uma decisão a tomar. Um perigo há se enfrentar ou evitar. Sempre há algo acontecendo, sendo no campo de visão da personagem principal, seja fora dele. Há um crescente de tensão onde cada passo, cada ato, dos personagens se torna mais perigoso; mais arriscado.

Mesmo quando a história parece diminuir o ritmo – num momento onde quatro personagens são é deixadas no acampamento enquanto os outros vão explorar/vigiar a cidade as coisas continuam acontecendo; o autor aproveita para aprofundar a psique de sua personagem principal e engatar dois romances que haviam sido apenas pincelados até aquele momento.

 Mas a adrenalina está tão presente que, assim como Ellie, começamos a ficar entediados e ansiosos esperando o retorno dos companheiros. E ansiosos sentamos junto com eles envolta da fogueira e ouvimos atentamente seu relato de como as coisas estão na cidade, se os familiares dos personagens estão bem ou não.

Amanhã - Quando a Guerra Começou é um livro pensado, desenvolvido e escrito visando o publico juvenil que procura desde o começo enlaçar seu leitor alvo e arrasta-lo para dentro da história. Na minha humilde opinião creio que John Marsden alcançou seu objetivo com mérito.



Ficha Técnica
Amanhã – Quando a Guerra Começou.
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
ISBN: 9788576762218
Formato: 23x15 cm
Encadernação: Brochura
Quantidade de páginas: 256

Clique AQUI para adquirir o seu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário