Lucas da feira ganha um novo álbum

Anunciado para o mês de novembro o lançamento do álbum em quadrinhos “Sant’Anna da Feira, Terra de Lucas”, que contará com um pré-lançamento no estado do Rio de Janeiro e três lançamentos na Bahia, nas cidades de Feira de Santana, Cachoeira e na capital Salvador.

Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com os recursos do Fundo de Cultura, o álbum narra em 180 páginas a conturbada história de Lucas da Feira, escravo rebelde que se notabilizou como líder de um afamado bando de salteadores da Bahia provincial na primeira metade do século XIX.

A história tem pesquisa histórica, iconográfica e roteiro de Marcos Franco e ilustrações de Hélcio Rogério. Em 2010, a dupla já havia trabalhado junto em outro álbum de cunho histórico: Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira, material que lhes rendeu o Prêmio Ângelo Agostini em três categorias e uma indicação ao Troféu HQMIX, considerado o “Oscar” do quadrinho nacional.




Hadrian Marius: Fico só imaginando a trabalheira que Marcos Franco teve para levantar os dados históricos e iconográficos para a feitura do álbum. Somente por isso já merece nosso respeito, parabéns e admiração. Mas, cá entre nós, este tipo de gibi só serve para conseguir recursos públicos e empoeirar estantes de  bibliotecas de escolas. Infelizmente não acrescenta nada para a popularização de gibis de lavra nacional. Pronto... Falei!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário