“Dez Regras Para Escrever Ficção”: Michael Moorcock

1. Minha primeira regra foi dada a mim por T.H. White, autor de A Espada na Pedra e de outras fantasias arturianas, e foi: Leia. Leia tudo aquilo em que você puder por as mãos. Eu sempre aconselho as pessoas que querem escrever uma fantasia ou ficção científica ou romance a pararem de ler tudo desses gêneros e começarem a ler todo o resto, de Bunyan a Byatt.

2. Encontre um autor que você admire (o meu era Conrad) e copie os seus enredos e personagens, a fim de contar a sua própria história, assim como as pessoas aprendem a desenhar e pintar, copiando os mestres.

3. Apresente os seus personagens principais e temas no primeiro terço do seu romance.

4. Se você estiver escrevendo um romance do gênero que é conduzido pelo enredo, certifique-se de que todos os seus principais temas/elementos do enredo sejam apresentados no primeiro terço, o que você pode chamar de introdução.

5. Desenvolva os seus temas e personagens no seu segundo terço, o desenvolvimento.

6. Resolva os seus temas, mistérios e assim por diante no terço final, a resolução.

7. Para um bom estudo de melodrama, o famoso "Fórmula de enredo principal, de Lester Dent", que você pode encontrar online. Foi escrito para mostrar como escrever um conto para as revistas pulp [N.T.: Revistas com papel de baixa qualidade, publicadas a partir do início da década de 1900, geralmente dedicadas a histórias de fantasia e ficção científica. Nos Estados Unidos é que as revistas pulp tiveram maior expressão.], mas pode ser adaptado com sucesso para a maioria das histórias de qualquer tamanho ou gênero.

8. Se possível, tenha alguma coisa acontecendo enquanto os seus personagens estão apresentando explicações ou filosofando. Isso ajuda a manter a tensão dramática.

9. Cenoura e vara – tenha protagonistas perseguidos (por uma obsessão ou por um vilão) e perseguindo (ideia, objeto, pessoa, mistério).

10. Ignore todas as regras apresentadas e crie as suas próprias, adequadas para aquilo que você quer dizer.

Visto no: Dicas de Roteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário