HXL - Hero X Line

Para aqueles que acreditam que não tem mangá de super-herói no Japão, pense duas vezes: a HXL (Hero X Line), da Kodansha, é justamente isso, um almanaque que serializa várias histórias do gênero.

Foi ela quem publicou e publica séries como Alcbane, Axel Rex; Ginga Roid Cosmo X e vários outros materiais que lembram e muito séries como Jaspion e Jiraya, que passavam na televisão brasileira e que são conhecidas pelos seus fãs mais ardorosos pelo nome japonês tokusatsu, que designa esse tipo de produção.

A antologia completou um ano. Agora, um total de 22 livrarias estão disponibilizando papéis coloridos que serão usados para os leitores desenharem os personagens da revista a vontade.

O que surpreende nesse projeto do HXL é a adoção de práticas comuns ao cenário americano de supers. Olhem para essa capa ao lado: é do quarto volume que compila a série End Kajin, mas que mostra o protagonista ao lado dos heróis de outras séries da revista, como Alcbane e Kurando.

É importante reparar que mesmo os volumes das séries tem o selo gigantesco da HXL estampando visivelmente a capa. Há um "Universo HXL", da mesma forma que existe um Universo Marvel e um Universo DC? Em todo caso o projeto conta com a colaboração mútua entre a Kodansha e da Yahoo IT Plannings.

É coisa séria, portanto – e não me espantaria se com o advento da Kodansha Comics, esses personagens estivessem na linha de frente da entrada da editora em território americano. É só um palpite, só um palpite... mas pode ser e pode não ser uma boa idéia, já que parte do sucesso dos mangás nos Estados Unidos veio justamente da saturação com essas práticas.

Alexander Lancaster
http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário