Titan A.E. por Kim Silva

Titan A.E. por Kim Silva

Prazer... para os sentidos!

Quanto a mim este é um dos melhores filmes exibidos este ano em Portugal, junto com Magnolia, O Sexto Sentido e A Lenda de 1900 (do realizador de Cinema Paradiso)!
TITAN A.E. recupera brilhantemente todo o genero de space-opera original criado nos anos 30 pelo escritor E.E.DOC.SMITH, algo que George Lucas nunca mais conseguiu fazer desde O Império Contra Ataca e que falhou redondamente em SW-Episódio I.
Muitos classificam TITAN de mau filme, principalmente por causa da sua história e dos seus erros cientificos, não conhecendo talvez as regras do género space-opera, além daquilo que viram em Star Wars.
TITAN é um autêntico prazer para os sentidos, para alguém que seja um apreciador de literatura de ficção-cientifica, admire e conheça as primeiras obras do género na sub-area da space-opera e falo dos classicos bem velhinhos, particularmente os imaginados por Doc.Smith durante os anos 30 e 40, como Lord Tedric ou a série de novelas Lensmen em que ele criou tudo o que George Lucas mais tarde veio a remisturar e utilizar no seu Star Wars, inclusive a Death Star, Darth Vader, a Força, a cantina dos aliens, as espadas laser, os cavaleiros Jedis e muito mais, (tudo com nomes diferentes, claro!). Isto só para dar um exemplo...
Leiam por exemplo o romançe o Cavaleiro Negro da série Lord Tedric escrito entre os anos 30 e 40, e espantem-se com o autentico "plágio" de conceitos que Lucas fez a este autor para criar a sua saga Star Wars. Na realidade foi no fundo uma autêntica homenagem ao genero clássico mas em "imagem real". O que volta a acontecer, agora com TITAN A.E., só que desta vez em animação, por isso acho injusto ter falhado nas bilheteiras e mais injusta ainda será qualquer comparação depreciativa com Star Wars pois ambos foram beber da mesma fonte!
Na realidade TITAN A.E. acaba por ser bem mais original que Star Wars, pois no caso da saga do Jedis, a cópia de referencias directas e de elementos chega quase a ser inacreditavel. 9 ago excluir Hadrian Desenganem-se pois aqueles que pensam que George Lucas inventou um género. Ele apenas o devolveu de novo á sua velha popularidade, mas desta vez para o grande publico.
TITAN A.E. limita-se a seguir também a linha clássica...
Nada falta em TITAN, um argumento cientificamente incoerente que na realidade não deverá ser classificado como tal, ,mas sim como uma história espacial ingénua bem dentro da tradição clássica, uma raça alienigena quase abstracta e extremamente ameaçadora, um jovem heroi, um mercenário do espaço, grandes naves espaciais, traições, planetas estranhos, romançe, muita fantasia e aventura!
Se há algo pelo qual deveria ser impossivel apontar uma falha é o argumento deste filme, que não poderia ser mais fiel a todas as suas origens!
Talvez o problema esteja no facto de que as audiências de hoje, não tenham qualquer referência para este gênero de fantasia espacial, além de Star Wars, pois na realidade após os filmes de George Lucas ninguém mais tentou criar uma nova space-opera no cinema, tirando alguns esforços de estudios de série B e Z.
Devido a esta falta de referências parece que as pessoas sempre que vêm um filme com naves espaciais, esperam que tudo seja muito cientifico, esquecendo que uma space-opera não passa de uma história de fantasia no espaço em que o que importa é a espectacularidade e a extravagância na acção.
TITAN é um filme brilhante por tudo isso, infelizmente parece que o que falhou aqui foi um desconhecimento total das audiencias sobre as regras do jogo.
Talvez tenha sido mesmo um grande risco terem feito tudo isto em desenho animado, pois as pessoas ainda pensam que os desenhos animados são para as crianças e lógicamente que este filme vai mais para além de um filme do género. 9 ago excluir Hadrian Das trés vezes que vi este filme, haviam sempre crianças aborrecidas a meio do filme, pois não tinham nada para achar engraçado ou que apelasse directamente á idade delas! Pois não existem personagens fofinhas ou assumidadmente cómicas entre os herois como é habitual em filmes de animação Hollywood! Então, nas voltas e reviravoltas que acontecem nas relações entre os personagens, a maior parte das crianças estava completamente baralhada... estavam todos a tentar perceber quem era o mau!!!
Na realidade o argumento deste filme tem muitas mais surpresas e reviravoltas do que muitos filmes ditos de imagem real saidos de Hollywood actualmente.
O que provocou a sua queda, pois o público hoje em dia prefere os clichés ás boas ideias ou adaptações!
Além de que muitos adultos, mesmo admiradores de ficção cientifica, devem ter tido receio de que TITAN A.E. seria mais um filme Disney.
Não é, tomara a Disney algum dia conseguir fazer um filme assim !
Tomara muitos filmes de imagem "real" serem assim !
Portanto, antes de criticarem negativamente este filme, procurem dar uma olhada nos romançes clássicos da era de ouro da ficção cientifica, e garanto-vos que se gostarem de os ler, vão olhar para TITAN A.E. com outros olhos.
A série Lord Tedric e a série Lensman-Patrulha Galáctica está editada em portugues, apesar de ser um bocado dificil de encontrar. Se não tiverem problemas em inglés, mandem vir do estrangeiro, pois vale bem a pena. E surpreendam-se com as origens das epadas laser, da estrela da morte, dos Jedis, etc. Tudo criado há mais de 50 anos pelo génio e ingenuidade de escritores como Doc Smith, e sem os quais nem existiria hoje Star Wars!
Fiquem bem e vejam TITAN sem medo pois é um filme excelente e uma das melhores space-operas em cinema actualmente!
Atentamente,
Joaquim Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário