Planejando suas histórias

Planejando suas histórias

"Ser perigoso é o negócio do futuro" - A N Whitehead

Então você já tem um esboço de uma história de FC? Agora só falta você desenvolver os
últimos detalhes e escrevê-la.

As aventuras no espaço sideral se transformam com freqüência em histórias de fantasia nas quais as espadas mágicas são substituídas por espadas de luz, os cavalos são substituídos por espaçonaves e a magia é substituída pelas engenhocas e pelo psiquismo.
Trata-se da mesma coisa, não importa se o objetivo é derrotar o imperador mais perverso do universo ou preservar a pacifica Federação contras as hordas escravagistas de mongóis do espaço.Transforme as pistolas iônicas em revólveres e você estará no velho oeste. Coloque velas nos cargueiros espaciais e você estará na costa setentrional da América do Sul.

Então, o que é que existe de diferente na ficção cientifica? Uma aventura não é uma aventura independente dos acessórios?

Não é bem assim.
A ficção cientifica oferece uma coisa que a humanidade quase perdeu: a
chance de ser o primeiro a estar em algum lugar, de ver alguma coisa realmente nova. E uma aventura no espaço, mais do que qualquer outra, pode ter uma variedade infinita. Numa sociedade galáctica, você nunca fica sem pessoas, lugares e coisas nova. Você pode visitar sociedades com tecnologia avançada, sem tecnologia e qualquer coisa no meio do caminho... e você não é capaz de conhecê-la completamente.
Além disso, o futuro ainda não aconteceu. Nós sabemos como era a vida na Idade Média: pobre, desagradável, brutal e curta. Se você era rico, a coisa era um pouco melhor mas não havia dinheiro que pudesse comprar mais do que a medicina mais simples. Nada de espadas mágicas; nada de magia e ponto final.
O futuro pode ser tão opressivo quanto isso, ou ainda pior. Mas ele não tem de ser obrigatoriamente dessa maneira. A tecnologia pode ocupar o lugar do campesinato. Os recursos do sistema solar podem deixar todo mundo rico - sem despojar nenhum nativo. E os efeitos da alta tecnologia na humanidade podem parecer literalmente miraculosos.A maior parte da ficção cientifica pode ser qualquer coisa menos conservadora.
A ficção cientifica é sobre a solução de problemas humanos com as ferramentas do mundo real. A ficção cientifica assume que não há "mistérios" - apenas quebra-cabeças que ainda não foram resolvidos. O universo é um lugar perigoso mas apenas para as pessoas que não o entendem e não tentam compreendê-lo. Faça um esforço para aprender e você será capaz de viver em qualquer lugar e sobreviver a qualquer coisa. Não se pode discutir com as leis da física - mas elas não amam nem odeiam, não mentem nem trapaceiam e não planejam nem guardam rancor.

As pessoas fazem todas essas coisas, é claro. E, a propósito disso conta-se um caso. Você,
como escritor, pode contá-lo.

Adaptado de: Gurps Viagem Espacial - Coluna Lateral - pag. 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário